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PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA

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PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA

APRESENTAÇÃO:

A Faculdade São Judas Tadeu foi a pioneira no Rio de Janeiro a oferecer este curso de pós-graduação. O curso está voltado para a especialização  nesta área do saber de pedagogos e psicólogos, mas é  extensivo aos demais profissionais das áreas de educação e da  saúde que desejem ingressar no campo da Psicopedagogia Clínica e Institucional.

OBJETIVOS:

O objetivo é habilitar o profissional  para a atuação psicopedagógica, tanto no atendimento clínico quanto para atuação institucional, proporcionando instrumentos para o diagnóstico e intervenção frente as dificuldades de aprendizagem. Atende também ao professor que atua em sala de aula, com recursos para a prevenção das dificuldades escolares do cotidiano.

ESTÁGIO:

O estágio em Psicopedagogia Clínica poderá ser realizado no INFA – Instituto de Família, na unidade em funcionamento na Rua Goiás, 132 – Engenho de Dentro – Rio de Janeiro – RJ.

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Investimento:


R$ 385,00

R$270,00*

 
*Desconto aplicado para Convênios e Indicações. Entre em contato conosco e conheça mais sobre nosso programa de descontos.
MATRIZ CURRICULAR:
MÓDULOS DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA
I – Formação Básica em Educação Gestão Democrática 24 horas
Sistema Educacional Brasileiro 24 horas
Avaliação Educacional 24 horas
Políticas Públicas e Educação 24 horas
II = Formação Específica em Psicopedagogia I Psicologia Social 24 horas
Psicogênese da Leitura e da Escrita 24 horas
Neuropedagogia 24 horas
Distúrbios e Dificuldades na Aprendizagem 24 horas
Teoria e Prática Psicopedagógica 24 horas
III – Formação Especifica em Psicopedagogia II Ética Profissional 24 horas
Psicomotricidade Aplicada à Educação 24 horas
Desenvolvimento e Aprendizagem 24 horas
Tópicos Especiais 24 horas
Metodologia e Orientação do Trabalho Científico 24 horas
Estágio em Psicopedagogia Institucional 100 horas
Estágio em Psicopedagogia Clínica 100 horas
TOTAL 584 horas
Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso 60 horas
TOTAL GERAL 644 horas

DURAÇÃO:

18 meses.

HORÁRIO:

Sábados Quinzenais de 8 às 17 horas.

 

 

CONHEÇA NOSSO CORPO DOCENTE:

Arthur Monteiro Salles

Mestrado em Psicologia Educacional pela Universidade Gama Filho (1983), Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), Graduação em Psicologia pela Federação das Faculdades Celso Lisboa (1980) e Graduação em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (1977). Atualmente é Professor titular de Psicologia da Faculdade São Judas Tadeu, Perito Psiquiatra do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Consultório particular como psiquiatra / psicólogo, médico psiquiatra da Prefeitura de Duque de Caxias, médico psiquiatra da Prefeitura de Nova Iguaçu. Tem experiência nas áreas de Psicologia, com ênfase em Educação e Magistério, e Medicina, com ênfase em Psiquiatria.

Cristiane Bomfim Cruz do Nascimento

Mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade pela Universidade Veiga de Almeida – UVA-RJ (2014). Especialista em Educação Infantil pela PUC-Rio (2005). Graduada em Pedagogia pela Universidade Veiga de Almeida – UVA-RJ (2011) e em Psicomotricidade pelo IBMR-RJ (1999). Professora no curso de Pedagogia da Faculdade São Judas Tadeu – FSJT-RJ. Experiência também abrange o trabalho com turmas da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental. Atua nas áreas de Educação, Educação Infantil, Corpo e Movimento.

Denise Faria da Cunha

Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade San Carlos (2012) e Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988). Atualmente é professor titular da Faculdade São Judas Tadeu e professor II da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, atuando principalmente nos seguintes temas: informática educativa, educação a distância e psicopedagogia.

Fabiano de Almeida Oliveira

Mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo – USP, com doutorado incompleto em Filosofia pela USP e Graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo – USP. Até dezembro de 2013 foi Professor Assistente Associado 1 da Universidade Mackenzie – Campus São Paulo, lecionando disciplinas da área de Filosofia. Também prestou serviços como assessor e revisor filosófico do Sistema Mackenzie de Ensino – Mackenzie. Atualmente tem atuado como professor de disciplinas filosóficas e transversais para os cursos de Pedagogia, Administração e Ciências Contábeis da Faculdade São Judas Tadeu – SJT, na cidade do Rio de Janeiro, também como professor de disciplinas filosóficas e transversais para o curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Médicas e Paramédicas Fluminense – SEFLU, no município de Nilópolis, e como professor dos cursos de Direito, Ciências Contábeis e Administração da Faculdade Presbiteriana Mackenzie – Rio. Em 2016 foi selecionado pela CEDERJ para atuar como Tutor Presencial da disciplina de Filosofia da Educação do curso de Pedagogia à distância da UERJ. Professor de Graduação e Pós-Graduação com experiência nas áreas de História da Filosofia, Introdução à Filosofia, Fundamentos Filosóficos, Filosofia Geral, Filosofias Aplicadas (Filosofia e História da Arte, Filosofia do Direito, da Medicina, da Administração, da Religião, da Educação, etc.), Ética, Ética Profissional, Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação, Fundamentos Sociológicos e Antropológicos da Educação, Epistemologia, Filosofia da Ciência e Filosofia da Cultura e Teologia, fazendo interfaces com as Ciências Sociais. Sempre trabalhou ministrando aulas e módulos presenciais e à distância, realizando orientação e coorientação acadêmica de monografias e dissertações, envolvido na produção de artigos e com pesquisa acadêmica. Tem trabalhado com ensino à distância e com a plataforma Moodle de 2007 até a atualidade.

Luciana Alves de Oliveira

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Possui graduação em Nutrição pela Universidade Gama Filho (1992). Licenciada em Biologia com habilitação para o Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Candido Mendes (2007). Atualmente é professora regente da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, atuando em nível técnico e gerencial como supervisora, formadora de professores regentes, coordenadores pedagógicos e gestores desta Rede há 22 anos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação. linguagem, formação de professores alfabetizadores, saberes da formação continuada e programas de educação inclusiva. Atua também como professora em diversos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu. No ano de 2013 e 2014, encontra-se exercendo a função de formadora do Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa do MEC, em parceria com o LEDUC/FE – UFRJ.

 

Marcia Teixeira Cavalcanti

Doutorado em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ (2014); Mestrado em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ (2002); Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (1991); Graduação em Letras Português-Literatura pela Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá/UNESA (2006). II. Temas de Pesquisa: Atuação na área de Ciência da Informação, Ciências Sociais, com ênfase nos temas: memória, patrimônio, centros de documentação, ética na ciência, gestão do conhecimento. III. Participação em grupos de pesquisa do CNPq: Estudos em Epistemologia, Ética e Política de Informação/UFF (pesquisador); Informação, Memória e Sociedade/IBICT (pesquisador); Desenvolvimento de métodos e técnicas para preservação do conhecimento gerado pelas pesquisas do IEN (pesquisador).

Maria Teresa Pereira Leal Sampaio e Silva

Mestre em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Gama Filho (2003), Pós-graduada (Lato Sensu) em Psicopedagogia Clínica Institucional pela Universidade Estácio de Sá (1995), graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Celso Lisboa (1991), graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Celso Lisboa (1983) . Aprovada em concursos públicos, com lotação na Secretaria Municipal de Educação – SME. Cargo Professor II: 1º Concurso – admissão em 04/07/85 – matrícula: 10/109 392-1, em vigor ;Experiência em docência no Ensino Fundamental da Educação Infantil ao 5º ano de escolaridade, na Escola Municipal Tobias Barreto); 2º Concurso – admissão em 13/02/92 – matrícula: 10/153 791-9 , pedido de exoneração pelo docente e concessão em 1996; (de 1992 à 1996 ) – experiência nas séries iniciais do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Tobias Barreto). Lecionou na Fundação Técnico-Educacional Souza Marques com experiência em Cursos de Graduação nas áreas de Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Administração, Física, Letras, Pedagogia e Química de 1991 até 2013-1 e de Pós-Graduação com experiência em Cursos de Administração e Supervisão Educacional; Metodologia do Ensino Superior. Participação no NDE (Núcleo Docente Estruturante) na FTESM a partir de 2010-2. Atuou também na 3ª. Coordenadoria Regional de Educação vinculada a Secretaria Municipal de Educação/ Equipe de projetos desde 2002 até 2014. Titular no Comitê de Gênero da Educação/2011 da E/SUBE/3ª CRE/GED até 2012. Acompanhante do Projeto 6º Ano Experimental/ CED (2012-2014). Professora da Faculdade São Judas Tadeu, atuando nas disciplinas de Estágio Supervisionado I, II, III e IV, no Curso de Pedagogia, de 2010 até a presente data e nas disciplinas de Psicologia Organizacional, no curso de Ciências Contábeis e Administração, em 2013 e 2014 e Pesquisa e Prática II, em 2013 e na Pós-Graduação com experiência em Cursos de Psicopedagogia; Docência do Ensino Superior e Coordenação Pedagógica – Disciplina : Psicologia Social ,em 11/04 e 18/04 de 2014 e 2015. Participação em Workshop: Competências Profissionais em Gestão de Pessoas, no Curso de Administração de Empresas, em 14/05/15. Membro do NDE em 2015. Cargo de Diretora Adjunta de 04/02/2015 até 28/05/2015. Atuação na Escola Formação do Professor Carioca Paulo Freire como Prof. de Acompanhamento Estratégico, a partir de 28/05/2015 até 31/12/2016. Atuação em Pós-Graduação de Docência do Ensino Superior com a disciplina Didática do Ensino Superior de 29/08/15 até 26/09/15.

Marilza Delduque de Souza

Mestranda em Educação pela Universidad Del Salvador – Buenos Aires – Argentina, Pós-graduada em Docência do Ensino Superior pela UCAM, Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela FGD, MBA em Educação Cognitiva pela UGF e graduada em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco. Tem experiência na área de Educação, atuou como Professora da Educação Infantil e Ensino Fundamental I , Coordenadora Pedagógica e Diretora Pedagógica. Atualmente é Capacitadora de cursos de professores, Palestrante, Professora dos cursos de Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia, Educação Especial, Docência do Ensino Superior, Coordenação Pedagógica e outros. Atuou no Grupo Censupeg e Instituto Superior Anisio Teixeira, Docente Contratada da Faculdade São Judas Tadeu.

Docente do Instituto de Educação Atitude Cognitiva em Cursos de Capacitação e Pós-graduação, Psicopedagoga Clínica em consultório próprio no birro do Recreio dos Bandeirantes, Presidente do Projeto Social Aprendizagem 10.

Renata dos Santos Soares

Doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Mestrado em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faz parte do grupo de pesquisa História da Profissão Docente da PUC-Rio desde 2006.

Rosangela Braga Pinheiro

Pós-graduação em Psicopedagogia Clinica e Institucional e graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1987). Atualmente participa da Coordenação de Estágio da Associação de Ensino Superior São Judas Tadeu. Tem experiência na área de Psicologia.

Teresa Vitoria Fernandes Alves

Doutoranda em História Contemporânea pelo Centro de Investigação de Estudos Interdisciplinares (CEIS20) da Universidade Coimbra. Mestre em História do Brasil, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com especialização na área de História do Brasil e em Docência do Ensino Superior. Coordenadora adjunta do Curso de Pós Graduação Lato Sensu em História do Brasil (UES), Professora do Curso de Pedagogia da Faculdade São Judas Tadeu, Professora Tutora em Ensino à Distância pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UAB/UNIRIO) e Professora na Rede Municipal de ensino do Rio de Janeiro.

Valdemar Ferreira da Silva

Mestre em Ciências pelo Instituto Oswaldo Cruz/FIOCRUZ (2007), Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia de Campo Grande (2004) com habilitação em Supervisão Escolar, Licenciatura Plena nas Disciplinas Pedagógicas e Séries Iniciais. Na área profissional atua como professor universitário do curso de Pedagogia; Coordenador Acadêmico das Faculdades Integradas Campo-Grandenses-FIC/FEUC, Procurador Institucional das FIC junto ao MEC/INEP e membro da equipe da Gerência de Alfabetização da Secretaria Municipal de Educação no Município do Rio de Janeiro. Atua como Coordenador de Gestão dos projetos do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência PIBID (Edital 2013) – CAPES – MEC. Professor das disciplinas de Avaliação Educacional, Filosofia da Educação e de Currículo na Pós-graduação da Faculdade São Judas Tadeu. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Pesquisa Acadêmica, Coordenação e Gestão Pedagógica, Planejamento Estratégico, Avaliação Institucional e Legislação Educacional Brasileira.

INFORMAÇÕES E MATRÍCULAS:

FACULDADE SÃO JUDAS TADEU

  • Unidade Encantado: Rua Clarimundo de Melo, 79 Tel.: 3296-5000 – contato@sjt.com.br

LOCAL DAS AULAS:

Rua Clarimundo de Melo, 79 – Encantado.

CURSOS RELACIONADOS:


Pós-Graduação em Coordenação Pedagógica

Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusiva

Especialização em Docência do Ensino Superior