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PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

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PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

APRESENTAÇÃO:

Nos últimos vinte anos, a partir da  Declaração de Salamanca, aprovada na Conferência Mundial de Educação Especial em 1994 – Sobre Princípios, Política e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais – uma série de transformações  vem possibilitando  um novo formato de escola inclusiva.

Uma modalidade educacional que defende e apresenta propostas de uma escola para todos, única, aberta às diferenças e, consequentemente, inclusiva. Uma escola que propicie às  crianças e jovens com necessidades educativas especiais  o  acesso à educação regular, que a elas se deve adequar através de uma pedagogia centrada na criança, capaz de ir ao encontro destas necessidades.

SOBRE:

No Curso de Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusiva da Faculdade São Judas Tadeu, o profissional da educação encontrará suporte para desenvolver  uma pedagogia centrada na criança. Uma pedagogia que assegure adquirir competências e habilidades para atuar de maneira eficiente nesta área. O público-alvo são: Pedagogos, Professores, Psicólogos, Assistentes Sociais  e outros profissionais  graduados que manifestem interesse de especialização na área.

OBJETIVOS:

•Qualificar  profissionais da educação – docentes e  gestores – à utilização de  diferentes níveis instrumentais e atitudinais, como recursos intrapessoais e interpessoais, no sentido de beneficiar os alunos deficientes;
•Dotar o profissional de educação de saberes e sensibilidade  para que ele possa buscar estratégias adequadas que possibilitem o direito de todos os alunos, do compartilhamento de  um mesmo espaço escolar, sem qualquer discriminação.
•Promover a participação e o respeito às diferenças, reconhecendo o desenvolvimento das potencialidades, saberes, atitudes e competências de todos os alunos.

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Investimento:


R$ 385,00

R$270,00*

 
*Desconto aplicado para Convênios e Indicações. Entre em contato conosco e conheça mais sobre nosso programa de descontos.

 

MATRIZ CURRICULAR:
MÓDULOS DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA
I – Formação Básica em Educação Gestão Democrática 24 horas
Sistema Educacional Brasileiro 24 horas
Avaliação Educacional 24 horas
Políticas Públicas e Educação 24 horas
II – Formação Específica em Educação Especial Fundamentos da Educação Especial 24 horas
Psicologia Social 24 horas
Neuropedagogia 24 horas
Distúrbios e Dificuldades na Aprendizagem 24 horas
Transtorno Global do Desenvolvimento 24 horas
III – Formação Especifica em Educação Especial Deficiência Intelectual: Fundamentos e Adequações Metodológicas e Curriculares 24 horas
Condutas Típicas: Fundamentos e Adequações Metodológicas e Curriculares 24 horas
Altas Habilidades: Fundamentos e Adequações Metodológicas e Curriculares 24 horas
Tópicos Especiais 24 horas
Metodologia e Orientação do Trabalho Científico 72 horas
TOTAL 384 horas
Trabalho de Conclusão de Curso 60 horas
TOTAL GERAL 444 horas

DURAÇÃO:

18 meses.

HORÁRIO:

Sábados Quinzenais de 8 às 17 horas.

 

CONHEÇA NOSSO CORPO DOCENTE:

Ana Paula de Carvalho Machado Pacheco

Especialização em Educação Especial pela Fundación Síndrome de Down de Madrid e Pós-graduada em Supervisão Escolar e em Educação Inclusiva pela AVM-Cândido Mendes, possui graduação em Pedagogia pela Universidade Paulista (2006). Atualmente é pedagoga da Sociedade Síndrome de Down e professor 1 educação especial da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial.

Christina Holmes Brazil

Mestre em Educação pelo PPGE-UFRJ (2010), Especialista em Educação Especial – Deficiência Visual pelo CEAD-UNIRIO (2010), Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Augusto Motta (2002). Pedagoga – UFRJ (2015). Transcritora Braille (IBC – 2012). Estudante de Arteterapia (formação em curso).

Denise Faria da Cunha

Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade San Carlos (2012) e Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988). Atualmente é professor titular da Faculdade São Judas Tadeu e professor II da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, atuando principalmente nos seguintes temas: informática educativa, educação a distância e psicopedagogia.

Helen de Orlando Araújo Dória

Pós-graduada em Psicopedagogia Clinica e Institucional pela Unigranrio -2012 e possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá (2010).

Marcia Teixeira Cavalcanti

Doutorado em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ (2014); Mestrado em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ (2002); Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (1991); Graduação em Letras Português-Literatura pela Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá/UNESA (2006). II. Temas de Pesquisa: Atuação na área de Ciência da Informação, Ciências Sociais, com ênfase nos temas: memória, patrimônio, centros de documentação, ética na ciência, gestão do conhecimento. III. Participação em grupos de pesquisa do CNPq: Estudos em Epistemologia, Ética e Política de Informação/UFF (pesquisador); Informação, Memória e Sociedade/IBICT (pesquisador); Desenvolvimento de métodos e técnicas para preservação do conhecimento gerado pelas pesquisas do IEN (pesquisador).

Maria Teresa Pereira Leal Sampaio e Silva

Mestre em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Gama Filho (2003), Pós-graduada (Lato Sensu) em Psicopedagogia Clínica Institucional pela Universidade Estácio de Sá (1995), graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Celso Lisboa (1991), graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Celso Lisboa (1983) . Aprovada em concursos públicos, com lotação na Secretaria Municipal de Educação – SME. Cargo Professor II: 1º Concurso – admissão em 04/07/85 – matrícula: 10/109 392-1, em vigor ;Experiência em docência no Ensino Fundamental da Educação Infantil ao 5º ano de escolaridade, na Escola Municipal Tobias Barreto); 2º Concurso – admissão em 13/02/92 – matrícula: 10/153 791-9 , pedido de exoneração pelo docente e concessão em 1996; (de 1992 à 1996 ) – experiência nas séries iniciais do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Tobias Barreto). Lecionou na Fundação Técnico-Educacional Souza Marques com experiência em Cursos de Graduação nas áreas de Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Administração, Física, Letras, Pedagogia e Química de 1991 até 2013-1 e de Pós-Graduação com experiência em Cursos de Administração e Supervisão Educacional; Metodologia do Ensino Superior. Participação no NDE (Núcleo Docente Estruturante) na FTESM a partir de 2010-2. Atuou também na 3ª. Coordenadoria Regional de Educação vinculada a Secretaria Municipal de Educação/ Equipe de projetos desde 2002 até 2014. Titular no Comitê de Gênero da Educação/2011 da E/SUBE/3ª CRE/GED até 2012. Acompanhante do Projeto 6º Ano Experimental/ CED (2012-2014). Professora da Faculdade São Judas Tadeu, atuando nas disciplinas de Estágio Supervisionado I, II, III e IV, no Curso de Pedagogia, de 2010 até a presente data e nas disciplinas de Psicologia Organizacional, no curso de Ciências Contábeis e Administração, em 2013 e 2014 e Pesquisa e Prática II, em 2013 e na Pós-Graduação com experiência em Cursos de Psicopedagogia; Docência do Ensino Superior e Coordenação Pedagógica – Disciplina : Psicologia Social ,em 11/04 e 18/04 de 2014 e 2015. Participação em Workshop: Competências Profissionais em Gestão de Pessoas, no Curso de Administração de Empresas, em 14/05/15. Membro do NDE em 2015. Cargo de Diretora Adjunta de 04/02/2015 até 28/05/2015. Atuação na Escola Formação do Professor Carioca Paulo Freire como Prof. de Acompanhamento Estratégico, a partir de 28/05/2015 até 31/12/2016. Atuação em Pós-Graduação de Docência do Ensino Superior com a disciplina Didática do Ensino Superior de 29/08/15 até 26/09/15.

Marilza Delduque de Souza

Mestranda em Educação pela Universidad Del Salvador – Buenos Aires – Argentina, Pós-graduada em Docência do Ensino Superior pela UCAM, Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela FGD, MBA em Educação Cognitiva pela UGF e graduada em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco. Tem experiência na área de Educação, atuou como Professora da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Coordenadora Pedagógica e Diretora Pedagógica. Atualmente é Capacitadora de cursos de professores, Palestrante, Professora dos cursos de Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia, Educação Especial, Docência do Ensino Superior, Coordenação Pedagógica e outros. Atuou no Grupo Censupeg e Instituto Superior Anisio Teixeira, Docente Contratada da Faculdade São Judas Tadeu.

Docente do Instituto de Educação Atitude Cognitiva em Cursos de Capacitação e Pós-graduação, Psicopedagoga Clínica em consultório próprio no bairro do Recreio dos Bandeirantes, Presidente do Projeto Social Aprendizagem 10.

Renata dos Santos Soares

Doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Mestrado em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faz parte do grupo de pesquisa História da Profissão Docente da PUC-Rio desde 2006.

Teresa Vitoria Fernandes Alves

Doutoranda em História Contemporânea pelo Centro de Investigação de Estudos Interdisciplinares (CEIS20) da Universidade Coimbra. Mestre em História do Brasil, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com especialização na área de História do Brasil e em Docência do Ensino Superior. Coordenadora adjunta do Curso de Pós Graduação Lato Sensu em História do Brasil (UES), Professora do Curso de Pedagogia da Faculdade São Judas Tadeu, Professora Tutora em Ensino à Distância pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UAB/UNIRIO) e Professora na Rede Municipal de ensino do Rio de Janeiro.

Valdemar Ferreira da Silva

Mestre em Ciências pelo Instituto Oswaldo Cruz/FIOCRUZ (2007), Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia de Campo Grande (2004) com habilitação em Supervisão Escolar, Licenciatura Plena nas Disciplinas Pedagógicas e Séries Iniciais. Na área profissional atua como professor universitário do curso de Pedagogia; Coordenador Acadêmico das Faculdades Integradas Campo-Grandenses-FIC/FEUC, Procurador Institucional das FIC junto ao MEC/INEP e membro da equipe da Gerência de Alfabetização da Secretaria Municipal de Educação no Município do Rio de Janeiro. Atua como Coordenador de Gestão dos projetos do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência PIBID (Edital 2013) – CAPES – MEC. Professor das disciplinas de Avaliação Educacional, Filosofia da Educação e de Currículo na Pós-graduação da Faculdade São Judas Tadeu. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Pesquisa Acadêmica, Coordenação e Gestão Pedagógica, Planejamento Estratégico, Avaliação Institucional e Legislação Educacional Brasileira.

INFORMAÇÕES E MATRÍCULAS:

FACULDADE SÃO JUDAS TADEU

  • Unidade Encantado: Rua Clarimundo de Melo, 79 Tel.: 3296-5000 – contato@sjt.com.br

LOCAL DAS AULAS:

Rua Clarimundo de Melo, 79 – Encantado.

CURSOS RELACIONADOS:


Pós-Graduação em Coordenação Pedagógica

Especialização em Docência do Ensino Superior

Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica