Escolha uma Página

O Plano de Negócio permite ao empreendedor e ao investidor ter a visão antecipada de todas as questões que envolvem uma empresa. Através das várias etapas que compõe a elaboração do plano de negócio as variáveis controláveis e incontroláveis vão surgindo e permite a solução prévia de um possível futuro problema.

ETAPA 1: Começamos com definições simples, mas importantes; quem serão os sócios, razão social da empresa, nome de fantasia, local que ficará estabelecido e missão da empresa.

ETAPA 2: A análise do mercado é importantíssima e deve considerar o estudo dos clientes, estudo dos concorrentes e estudo de possíveis fornecedores.

ETAPA 3: Desenvolver o plano de marketing. Nele deve ser feita a descrição dos produtos e serviços que serão oferecidos, as estratégias promocionais, a estrutura de comercialização e definição da localização do negócio.

ETAPA 4: Plano Operacional; é fundamental para a definição do layout, da capacidade produtiva, dos processos operacionais e a necessidade de pessoal.

ETAPA 5: Plano Financeiro; através dele levantamos toda nossa necessidade de capital, previsão de faturamento, de gastos mensais e chegamos a DRE projetada. Além disso, calculamos indicadores de viabilidade que são fundamentais numa tomada de decisão. Não podemos nos esquecer da construção de cenários. As mudanças em nossa economia nos obrigam a trabalhar com cenários provável, pessimista e otimista para que não sejamos pegos de surpresa.

ETAPA 6: Sumário Executivo; apesar de ser o primeiro capítulo do plano de negócio, só pode ser feito quando todas as etapas estiverem concluídas porque dessa forma pode-se determinar o melhor enquadramento tributário e qual a real necessidade de capital por exemplo.

Enfim, o empreendedorismo está na “veia” de muita gente. Porém, não adianta só vontade. É  preciso profissionalismo e a elaboração de um bom plano de negócio para que a nova empresa tenha maiores possibilidades de sucesso e uma vida duradoura.

Parabenizamos os alunos do Curso de Administração da Faculdade São Judas Tadeu, que se dedicaram durante todo semestre para a construção do Plano de Negócios e desejamos sucesso no empreendimento, caso venha a ser implementado.

Colaboração: Ricardo Delavalli (Coordenador de Empreendedorismo).